O Vazio

Aberta no último dia 25 de outubro, a 28ª Bienal de São Paulo causou polêmica com a novidade deste ano: o pavilhão do segundo andar completamente vazio. A proposta da curadoria se refere ao conceito criado por Le Coubusier, em 1926, chamado Planta Livre, que permite aos visitantes observarem os detalhes da arquitetura do edifício, além de pensar na crise da Bienal como instituição e das artes em geral. “É a oportunidade de ocuparmos este vazio com a discussão do papel do Estado na cultura e da cultura como direito de todos”, defendeu Alfredo Manevy, secretário executivo do Ministério da Cultura.
Mas a idéia não agradou muitas pessoas. O espaço já foi invadido por pichadores que deixaram sua marca de protesto à suposta ‘falta de criatividade’ de quem criou "o vazio da Bienal".

Depois dos pichadores, o artista Maurício Ianês curiosamente ocupou o segundo andar com a mostra “A Bondade dos Estranhos”. Circulando nu pelo espaço desocupado, ele permaneceu por lá com a solidariedade de anônimos que lhe doaram roupas e comida.
Ontem, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo comandou uma nova ‘invasão’ ao prédio da Bienal. No ato, cerca de 100 pessoas com os corpos pintados marcharam em direção ao prédio da Bienal, no Ibirapuera, e 'invadiram' o primeiro andar do edifício. O público adorou e dançou com os dançarinos pintados.
A “Bienal do vazio”, que termina no dia 6 de dezembro, criticada ou contemplada, conseguiu uma adorável mobilização de artistas, público e olhares, que, até agora, preencheu o comentado vazio, se não com obras, com instigante presença e muito pensamento. Não era essa a idéia? Então, viva o vazio, que nos obrigou a preenchê-lo!

por Bethânia Morico

3 Comments:

  1. Lívia Estrella said...
    HAhaha Acho que era essa a idéia mesmo! Adorei! hahaha
    (:
    :*****
    Farol 4 Cult said...
    Oi pessoal,
    Sou eu o Oziel. Também faço parte de um blog que trata de cultura.
    Chama Farol 4 Cult (a idéia desse nome não foi minha hahaha)

    Faço o blog com o Rafael Linhares (ex-matutino também) e uma menina que chama Fernanda.
    Gostei do " O Que Há, Cultura?" Vou adicionar na lista de blogs do Farofa. Podemos trocar umas dicas.

    Até!
    Elmo Fabiano said...
    Parabéns Bethania pela página.
    Você está no caminho certo.
    É necessário divulgar, discutir, trocar idéias etc..
    Você sabe que a minha paixão é também escrever.
    Quando tiver um tempinho, veja:
    http://elmopereira.meusescritos.zip.net
    Vai em frente
    Felicidades
    Elmo Pereira

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial